quinta-feira, 24 de março de 2011

Astrônomos descobrem o que pode ser a fase inicial de um sistema planetário em formação

Uma equipe internacional de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriu um disco de matéria em torno de uma estrela jovem que sugere a fase inicial da formação de um sistema planetário. Pela primeira vez foi detectado um "companheiro menor" que pode ser o causador de um grande espaço vazio encontrado no disco. Observações futuras vão determinar se trata-se de um planeta ou uma anã castanha.

Os planetas formam-se a partir de discos de matéria em torno de estrelas jovens, mas a transição de um disco de poeira para o sistema planetário é rápida, o que faz com que poucos objetos sejam observados durante essa fase. Um desses objetos é o T Chamaeleontis (T Cha), uma estrela de baixa luminosidade situada na pequena constelação do Camaleão que, embora comparável ao Sol, encontra-se ainda no início de sua vida.

T Cha situa-se a cerca de 330 anos-luz de distância e tem apenas sete milhões de anos de idade. Até agora, nunca haviam sido encontrados planetas sendo formados nesses discos em transição, embora já tenham sido vistos planetas em discos mais maduros.

“Estudos anteriores mostraram que T Cha é excelente para estudar a formação de sistemas planetários,” diz Johan Olofsson, do Instituto Max Planck para a Astronomia, na Alemanha, autor principal de um dos dois artigos científicos que descrevem a descoberta, publicados na revista Astronomy & Astrophysics.

A descoberta foi feita com ajuda do telescópio VLT, do ESO, localizado no Chile.


FONTE: UOL Ciência e Saúde - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário